UM BREVE RESUMO:
LONDON
(UM APARTE, ACHO QUE TODOS OS NOMES DEVERIAM MANTER-SE INDENPENDEMENTE DE MUDARMOS DE PAÍS OU DE LÍNGUA.
LISBOA SERIA SEMPRE LISBOA E LONDON, LONDON E ASSIM SUCESSIVAMENTE...)
GOSTEI.
É UMA BELA CIDADE.
UNIVERSAL. ORDENADA. COSMOPOLITA. ORGANIZADA. LIMPA,
PRINCIPALMENTE NA ZONA 1 DO SEU FAMOSO “TUBE” E CADA VEZ MAIS SUJA, DESORDENADA, LOCAL E DESORGANIZADA À MEDIDA QUE AS ZONAS DO “TUBE” CRESCEM EM NÚMERO.
UMA SIMPLES VISITA AOS MERCADOS DE "CONVENT GARDEN" E AO SEU HOMÓNIMO EM "CAMDEN TOWN", EXEMPLIFICAM QUASE NA PERFEIÇÃO AS ENORMES DIFERENÇAS DESTA GRANDE CIDADE.
TODAS AS DIFERENTES LÍNGUAS, PENTEADOS, RAÇAS, CORES, CREDOS, ESTILOS, TIPOS DE PESSOAS “NAVEGAM” POR RUAS, QUE CHEIAS, ALBERGAM QUEM NÃO É DALI.
É UMA CIDADE, QUE NÃO É DE NINGUÉM MAS QUE É DE TODOS.
OS TURISTAS SÃO SEM DÚVIDA EM MUITO MAIOR NÚMERO DOS QUE OS LONDRINOS E SÃO TAMBEM OS MUITOS IMIGRANTES QUE ALI TRABALHAM QUE MANTÊM A CIDADE EM “FUNCIONAMENTO”.
HÁ SEMPRE ALGUÉM A CHEGAR OU PARTIR, NUMA QUALQUER RUA DAQUELA CIDADE.
HÁ SEMPRE ALGUÉM QUE CARREGA UMA MALA.
MALAS QUE JUNTAMENTE COM O MEDO DO TERRORISMO, ELIMINARAM, QUASE POR COMPLETO OS CAIXOTES DE LIXO. A RECICLAGEM PARECE MESMO NEM EXISTIR NAQUELA CIDADE.
ALI, PODEMOS OUVIR O SINO DO BIG BEN E VER A FAMOSA TORRE COM UM RELÓGIO, LER "O CÓDIGO DA VINCI" ENQUANTO OBERVARMOS O QUADRO DOS GIRASSOIS DO LEONARDO EXPOSTO NA “NATIONAL GALLERY”, DESCOBRIR OS SEGREDOS DA ABADIA DE WESTMINSTER OU COMPRAR COGUMELOS MÁGICOS NUMA BARRACA DE UM MERCADO, ASSISTIR A UM “PEEP SHOW” EM SOHO, OU ATRAVESSAR POR DEBAIXO DO “THAMES” A PÉ NO “LONDON WALK” EM GREENWICH,
CRUZARMOS-NOS COM A REAL GUARDA BRITÂNICA EM BUCKINGHAM OU OUVIR REPETIDAMENTE DURANTE DIAS “MIND DA GAP”, PODEMOS MARAVILHARMO-NOS A OLHAR PARA UM QUALQUER ESQUILO NUM PARQUE OU SURPREENDERMO-NOS COM UMA PINTURA DE ADOLFO HITLER ENQUANTO CRIANÇA NA SAATCHI GALERY, ACREDITAR QUE OS LEÕES DE TRAFAGAL FORAM REALMENTE FEITOS DE RESTOS DE TANQES ALEMÃES DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL OU RIR QUANDO NOS QUEREM FAZER CRER QUE SHERLOCK HOLMES EXISTIA.
TUDO ISTO E MUITO MAIS ESTA CIDADE TEM PARA VENDER.
E MUITOS COMPRAM.
PARA CADA MOMENTO IMPORTANTE NA HISTÓRIA, HÁ UM PLACA, OU UMA ESTÁTUA OU ATÉ UM MUSEU OU UMA LOJA. O "MARK£TTING" É GIGANTESTO.
A CIDADE DAS LOJAS E DOS MUSICAIS, DAS ESTÁTUAS E DOS JARDINS, DOS IRÓNICOS E DOS “SNOBS”, DOS BRITÂNICOS E DOS EUROPEUS, DO CIVISMO E DOS ALCÓLICOS, DOS “GANGS” E DAS “TOP-MODELS”, DOS MILIONÁRIOS E DOS SONHADORES, É NA MINHA MODESTA E RELATIVAMENTE, POUCO VIAJADA OPINIÃO, O EXEMPLO DO MUNDO EM PONTO PEQUENO.
PARA CADA PALADAR EXISTE UM RESTAURANTE, PARA CADA SOM, UM BAR, PARA CADA DOM UM ÍDOLO, PARA CADA SONHO, UM TRABALHO, PARA CADA AVISO, UM AVISO, PARA CADA REGRA, UMA CAMERA, PARA CADA EXCEPÇÃO, OUTRA REGRA E UMA ULTA, PARA CADA CURVA, UMA RECTA, PARA CADA ESTILO, UMA COMUNIDADE.
É NO ENTANTO PARA MIM, UMA CIDADE QUE VIVE EM DEMASIA DO CONSUMISMO, DAS LOJAS E DAS MARCAS, DO TER E DO COMPRAR, DO MOSTRAR E DO OSTENTAR....
NÃO FAZ POR ISSO O MEU GÉNERO, PREFIRO LISBOA.
SEI QUE ELES, LÁ, TÊM MAIS DINHEIRO, MAS NÃO SÃO MAIS FELIZES DO QUE NÓS.
GOSTEI MUITO DE VISITAR “LONDON”, MAS NÃO GOSTARIA DE LÁ VIVER.
SE ALGUMA RAZÃO TIVER QUE DAR PARA JUSTIFICAR ESTA MINHA OPINIÃO, DIREI:
" - NEM QUE SEJA PELO FRIO. PREFIRO O NOSSO CLIMA AMENO DE INVERNO E QUENTE DE VERÃO."
AGRADEÇO NO FIM, DESTE MEU BREVE RESUMO SOBRE UMA GRANDE CIDADE À HOSPITALIDADE, CARINHO, BOA-DISPOSIÇÃO, PREOCUPAÇÃO E ATENÇÃO DADAS PELA FANTÁSTICA INÊS E PELO AMIR.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home